sexta-feira, 5 de abril de 2013

Primeiros passos em Solo Polonês

Já estamos acomodados no Hotel Mercure Grand, por sinal, um excelente hotel, nos preparando para o Shabat. Agora são 16:25h aqui na Polônia, 11:25h no Brasil. Aproveito agora para contar um pouco sobre os nosso primeiros passos sobre o solo (na verdade sobre a neve) polonês.

Chegamos ao aeroporto Frederic Chopin onde fomos recebidos pela Alicia, que será nossa guia aqui na Polônia e também em Israel. Alicia morou muitos anos em Porto Alegre e é velha conhecida de muitos dos alunos e de pais de alunos. Também conhecemos no aeroporto o resto da equipe que nos acompanha aqui, o Gregor, que é nosso guia polonês e nosso segurança, Markus.

Fomos direto para o novo Museu judaico de Varsóvia. É tão novo que tivemos o privilégios de visitar o Museu ainda antes de sua inauguração que será no dia 19 de Abril, marcando a comemoração do aniversário do levante do Gueto. O museu é tão novo que ainda não tem quase nenhuma peça em exibição, mas sua arquitetura é fascinante e majestosa, dando ideia da dimensão dos mil anos de vida judaica aqui.

Em frente ao museu está a esplanada onde se localiza o monumento de Rapaport em homenagem aos heróis do Gueto, coberto de neve como quase tudo na cidade. Aproveitamos para tirar algumas fotos.

Saímos do museu e viemos para o Hotel, para almoçar, descansar um pouco e nos preparar para o Shabat. Daqui a pouco, as 18:15h, saímos para Noczyk, onde faremos o Kabalat Shabat.

Abaixo, nossas primeiras imagens na Polônia.

no Museu Judaico de Varsóvia

Empolgados com a Neve

No Museu Judaico de Varsóvia

em frente ao Museu Judaico

Empolgados com a neve (ao fundo: Monumento de Rapoport)

Empolgadas com a neve (ao fundo: Monumento de Rapoport)

Empolgadão com a neve (ao fundo: Museu Judaico)



Nenhum comentário:

Postar um comentário