quinta-feira, 18 de abril de 2013

Palavras de Despedida


Pois é, é isso aí. Não parece, mas está chegando ao fim. O blog também está chegando ao fim. Foram centenas de fotos, dezessete vídeos, quase uma centena de postagens, tudo isso durante apenas duas semanas – duas intensas semanas.

Mas agora, aqui estou eu, sentado no chão, no aeroporto de Roma, entre uma uma máquina de café e um cartaz da Lacoste. Daqui, é difícil contemplar que amanhã estaremos em Porto Alegre, ao lado daqueles que amamos, em casa, tomando um chocolate quente com a família.

Acredito que este é último post que escrevo neste Blog. Ainda tentarei, bli neder e bezrat Hashem, atualizar vocês em São Paulo, mas a correria e as preocupações aeroportuárias certamente não me permitirão escrever mais do que um punhado de palavras. Sei que não são meus longos e mal escritos textos que atraem os leitores deste Blog, mas o desejo de ver o brilho dos olhos e o sorriso dos rostos daqueles que amamos. Sem embargo, acredito que é adequado fazer uma despedida apropriada – afinal de contas ficamos juntos tanto tempo, sempre tão pertinho (apenas dez mil quilômetros de distância), tão íntimos, dividindo nosso choro e nossa alegria – que não podemos nos despedir sem dizer adeus. Chegou a hora de dizer adeus.

Amanhã não haverá mais Marcha, não haverá mais Blog, nem museus, abraços coletivos ou batata no café da manhã. Não haverá motivo para sentar na frente do computador com uma xícara de café ou uma bebida gelada para acompanhar, ansiosamente, as notícias da viagem aqui publicadas, buscando freneticamente com os olhos os rostos daqueles que amamos em meio a lindas paisagens que, ao lado dos autênticos sorrisos de nossos filhos, parecem tão sem graça quanto muros cinzentos.

Amanhã, porém, estaremos ainda mais juntos. Não haverá espaço no aeroporto para os abraços acumulados e reprimidos durante esses últimos dias. Não haverá palavras para a alegria do reencontro. Nem o cansaço da viagem nos tirará o prazer deste momento.

Por isso, aproveito esses últimos instantes para agradecer e me despedir: Obrigado a todos os que fizeram desse projeto um dos mais inovadores e bem sucedidos programas educacionais de nossa comunidade – coordenadores, professores, madrichim, pais e, principalmente, aos jovens tão especais que partilharam conosco estas duas semanas. Agradeço especialmente minha esposa, Débora, sem a qual não haveria blog, nem viagem, nem alegria. É ela a vela, o barco e âncora desta jornada, dividindo seu tempo entre a medicina, os filhos, a casa, o colégio, a sinagoga, para permitir-me o privilégio de participar desta viagem. Sem ela eu não estaria aqui (e certamente não sei onde estaria). 

Penso que voltamos da Marcha mudados, amadurecidos, mais conscientes de nossas responsabilidades e, principalmente, sabendo valorizar mais tudo que temos – nossa família, nossos amigos, nossa vida.

Acredito que, em médio prazo, a Marcha da Vida mudará o perfil de nossa comunidade, que contará com centenas de jovens adultos que experimentaram essa vivência tão transformadora. Parece uma ideia ingênua, utópica e otimista, mas acredito com firmeza que não se apagará dos corações e das mentes desses jovens tudo o que viram, sentiram e aprenderam durante essas duas semanas. Toda a história e a cultura de nosso povo, transmitida desde imemoráveis gerações. Toda a dor e a alegria, todo o conhecimento e toda a Torá. Tudo aquilo que nos compele a, com justiça, ter orgulho de sermos quem somos. Sei que saberão utilizar tudo o que aqui receberam para o bem de nossa comunidade, de nossa sociedade e do mundo. Sei que o que viram aqui os inspirará a construir um futuro melhor.

Obrigado a todos vocês que vieram com a gente para essa marcha. Nos vemos em casa.

9 comentários:

  1. Daniel,
    Muito emocionante suas palavras, muito emocionante foram todos os momentos compartilhados. Sem o Blog, a saudade seria ainda maior! Muito obrigada por nos deixar tão próximos e tão presentes...
    Estou, como certamente todos, contando as horas para estar no aeroporto! Bom retorno !!

    ResponderExcluir
  2. Daniel, teus textos sempre foram mt bons e instrutivos!!!! Tds nós familiares e amigos viajamos juntos com vcs, seja pelo blog ou mesmo quando a gente "roubartilhava" imagens q tu colocavas aqui no blog no FB. Achei mt legal esta experiência e dá pra ver a tua dedicação!!!!! Parabéns pelo trabalho aí e pelo blog.....tu nos ligaste (aí me lembro do "religare" / religião) a nossos filhos, vivendo esta viagem certamente mt significativa para suas formações, e a todo o conteúdo, riquíssimo, da viagem!!!! Parabéns a ti e a TODOS os envolvidos (na viagem e nos bastidores)......Um bom e tranquilo retorno!!!!!

    ResponderExcluir
  3. O blog 'Marcha da Vida 2013 Porto Alegre", nesses 15 dias, foi nossa bússola diária, nosso guia. Todo hora, todo momento, queríamos novas informações, fotos, notícias. Foram momentos maravilhosos em que rimos, choramos e nos emocionamos muito. Daniel, tu és uma pessoa muito especial, e queremos agradecer a todos que, junto contigo, transformaram esta viagem numa verdadeira história de vida inesquecível para o Alex. Vocês são um verdadeiro sucesso. Esperamos todos com muito amor e saudades! Daniel, Sandra e Andressa.

    ResponderExcluir
  4. Daniel: obrigada!!!!!!!!!
    Tudo dezzzzz!!!
    Um ótimo retorno a todos!!!

    ResponderExcluir
  5. Apesar do tom de despedida, prezado Daniel, ela não acontecerá, pois tenho a certeza de que os dias em que nós Pais, passamos em frente ao blog aguardando notícias e que nosso filho, passou em tua companhia, permanecerão eternamente em nossas lembranças. Antes de tudo, obrigado, pela atenção e pelo desvelo, a ti e a todo grupo do Fundo Comunitário que possibilitou que o Marco pudesse realizar essa fantástica experiência que com toda certeza lhe passou valores, sentimentos e ensinamentos que o marcarão por toda a vida. Recebam nossa eterna e sincera gratidão pela inestimável oportunidade e faço votos para que essa iluminada empreitada seja sempre gloriosa.

    ResponderExcluir
  6. Daniel... parabéns... hoje me peguei pensando!!
    Amanhã tenho meu filho Ariel aqui junto a mim, que alegria e por outro lado, já sinto falta de pensar que, ao acordar, não irei direto ao blog!!!
    Nós pais viajamos juntos, sentimos juntos, choramos e vibramos juntos!!!
    A cada video postado e cada foto, é como se estivessemos juntos!!!
    Eu adorei tudo e penso que estes jovens tem tudo para recomeçar uma vida aqui com não só um olhar diferente, mas com atitudes diferentes!!

    Obrigada por esta vivência!!

    ResponderExcluir
  7. Daniel, Sônia. Zatz e Gabriela
    Obrigada pelas palavras, pelo carinho, pela paciência, pelos olhares atentos e pelo cuidado ao guiarem nossos filhos nessa viagem que foi, sem dúvida, uma Marcha para a Vida toda.
    Estamos cheios de saudades, loucos para vê-los, mas com dificuldade para as despedidas...
    Felipe, vem logo!!!!!!!!!!
    Um bom retorno para todos, até amanhã!

    ResponderExcluir
  8. More e Rav Daniel, kol hakavod lechá,todá lakol,vc foi fora de série!
    Agorinha tive a oportunidade de conversar com a Debora na saida da escola de nossos filhos pequenos, agradeci pelo teu carinho, por ela ser tao paciente e nos emprestar vc por duas semanas assim tão inteiro a nossos jovens! Valeu,obrigada,com certeza esta experiencia marcará com chave de ouro a vida da filhota Bina, assim como Rafa 2009 jamais esqueceu!
    Felicidades, Morá Chana

    ResponderExcluir
  9. Daniel,me levaste às lágrimas com tuas palavras. Sabes tocar no coração e na alma! Bom retorno a todos! Sentirei falta de acordar e ler o blog,que além de nos fazer interar sobre a viagem e sobre o cotidiano de nossos filhos,nos propiciava uma aula de história e nos fazia mergulhar sobre a diversidade cultural. Mais uma vez obrigada!

    ResponderExcluir