Já se passaram mais de cem dias desde que fomos conectados uns aos outros com um macio rolo de barbante e nos tornamos um grupo. Passamos a compartilhar nossos sentimentos e ideias, conscientes de que estamos juntos nessa viagem - embarcamos como parceiros nessa experiência que certamente marcará para sempre nossas vidas.
É interessante como os dias passam rápido! Quando pensamos no quanto ainda temos que nos preparar, ler, aprender o be-a-bá do polonês, comprar as últimas peças de roupa, o shampoo e o protetor solar... parece que nem vai dar tempo de providenciar tudo antes da viagem! Já vislumbramos no horizonte a manhã do dia 4, quando nos reuniremos no aeroporto. Ainda temos tanto a fazer, nos preparar e, na semana que vem, tão logo termine a Festa da Liberdade, alçaremos voo.
Ao mesmo tempo, é impressionante como tardam os dias a passar! Os ponteiros de nossos letárgicos relógios parecem nem se mover. Parece que o dia da viagem está tão longe que mal podemos vê-lo de tão pequeno. Nem desconfiamos que seremos surpreendidos, amanhã ou depois, ao acordar pela manhã, com tempo apenas para lavar o rosto e ir direto para o aeroporto.
Agora seguimos adiante. Sabemos que teremos que lidar com uma realidade dura e cruel. Vamos conhecer um pouco do nosso passado, tentar entender quem somos e o que significa ser humano, enquanto pisaremos nos locais onde se revelou nesse mundo o que há de menos humano no homem.
Mas é isso aí! A verdade é que a Marcha já começou! Começou no dia em que nos reunimos pela primeira vez. Uma longa jornada, com várias etapas, e estamos prestes a começar uma fase nova e fascinante dessa experiência.
Posto aqui algumas fotos para relembrar como foi nossa caminhada até aqui, antes de seguir adiante em marcha:
Encontro com o sr. Stanton, sobrevivente da Shoá |
Batendo cabeça durante a preparação |
Segura a árvore para não cair |
Concentração II |
Pessoal que viaja com a gente no coração |
Espero que esse blog fortaleça o vínculo entre os que participam da Marcha no Brasil (e pelo mundo) e aqueles que estaremos lá, no campo. Espero que permita que vocês viajem conosco e que nós possamos compartilhar com aqueles que mais amamos essa vivência tão especial. Viaje com a gente para a Marcha. Acompanhe o blog diariamente. Comente, mande sugestões. Viva conosco esta viagem.
É isso aí! A primeira etapa terminou. Agora contamos os minutos para que a próxima etapa comece. E tomara que comece logo! E tomara que demore a terminar!
Estamos na contagem regressiva! Acompanhe:
Tá chegando a hora!!!!
ResponderExcluirEstaremos com vocês o tempo todo. Aproveitem essa inigualável experiência e tenham a certeza de que retornarão diferentes: mais questionadores, mais solidários e com a clareza de que as aulas de Cultura Judaica,História, Filosofia,..., ganharão mais consistência, outro sentido...e com a certeza de que vocês retornarão com mais uma responsabilidade: não esquecer jamais e não permitir a negação do Holocausto!
ResponderExcluirCurtam cada momento, deixem os sentimentos aflorarem, chorem sempre que o nó na garganta se fizer presente e sorriam...e lembrem que vocês serão "testemunhas" do que o "ser humano(?)" é capaz.
E por fim, baixa a mãe judia: cuidem-se! Usem agasalhos adequados na Polônia, curtam o calor de Israel, alimentem-se adequadamente(depois do Pessach os sanduiches cairão muito bem!) Cuidem dos objetos de vocês, guardem tudo na mala quando estiverem nos hotéis e usem os cadeados... Atendam às orientações dos professores e monitores e por favor, levem o meu carinhoso abraço à Morá Alicia Folberg, a guia de vocês. BEIJOS!
Beijos a todos e muito boa viagem